Turing trabalhou em um método de decifrar os códigos enviados pela famosa máquina alemã conhecida como “Enigma”.
Antes do trabalho de Turing, os britânicos estavam com medo até de lavar os pés nas águas do Canal da Mancha, tamanha a presença de submarinos alemães na região.
A Enigma conseguia transformar um simples “bom dia” entre dois generais nazistas em uma mensagem indecifrável, a não ser que você tivesse outra Enigma para decodificar a mensagem. E os britânicos não tinham qualquer máquina que fizesse este serviço.
Após o trabalho de Turing, todas as mensagens alemãs codificadas interceptadas pelos britânicos eram inseridas no Colossus, o computador projetado sob as orientações do próprio Turing, sendo facilmente decifradas. Assim, os britânicos passaram a antecipar os ataques nazistas e o elemento-surpresa chucrute foi por água abaixo, literalmente.
Turing não pegou em armas, mas salvou milhares de vidas com sua invenção.
A homossexualidade de Turing resultou em um processo criminal em 1952, pois atos homossexuais eram ilegais no Reino Unido na época, ele aceitou o tratamento com hormônios femininos e castração química, como alternativa à prisão. Morreu em 1954, algumas semanas antes de seu aniversário de 42 anos, devido a um aparente autoadministrado envenenamento por cianeto, apesar de sua mãe (e alguns outros) terem considerado sua morte acidental. Em 10 de setembro de 2009, após uma campanha de internet, o primeiro-ministro britânico Gordon Brown fez um pedido oficial de desculpas público, em nome do governo britânico, devido à maneira pela qual Turing foi tratado após a guerra. Em 24 de dezembro de 2013, Alan Turing recebeu o perdão real da rainha Elizabeth II, da condenação por homossexualidade
Recentemente, tivemos a estreia do filme “O Jogo da Imitação” (The Imitation Game), que conta a história de Turing.
Mostrar Conversão Esconder Conversão Mostrar Emoticon Esconder Emoticons