Os Distúrbios de Los Angeles de 1992.

Considerado um dos acontecimentos mais violentos da história dos EUA, os distúrbios de Los Angeles resultaram em mais de 50 mortes, pela cidade, e prejuízo de mais de 1 bilhão de dólares. Além de mobilizar forças do exército e policiais de todo o estado da Califórnia.
História:
Na noite de 3 de março de 1991, o motorista negro Rodney King, foi detido e violentamente espancado por quatro policias, sob acusação de dirigir em alta velocidade. A cena, registrada em vídeo por uma testemunha, George Holliday, correu o mundo e a polícia foi acusada de racismo institucional. A absolvição dos policiais, em 29 de abril de 1992, por um juri formado por dez brancos, um negro e um asiático, provocou uma das maiores ondas de violência da história da Califórnia. Foram três dias de confrontos, incêndios, saques, depredações e uma onda de crimes que causaram 58 mortes, deixaram mais de 2800 feridos, destruíram 3.100 estabelecimentos comerciais e causaram prejuízos estimados em mais de 1 bilhão de dólares.

Além de um evento traumático na história Estadunidense, os distúrbios de 1992 acirraram ainda mais as tensões raciais existentes entre justiça e população negra. Anos depois, o caso Rodney King foi importantíssimo para inocentar o ex-jogador de futebol americano OJ Simpson, pois o medo de novos distúrbios pesaram tanto na escolha do juri(aumento de negros no juri) como no direcionamento da opinião pública em favor da absolvição do réu, acusado de assassinar a esposa e um colega, em 1995.


Fonte: Iconografia da História. ( https://www.facebook.com/Iconografia-da-Hist%C3%B3ria-240720553043960/?pnref=story )
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário